


PAI JOÃO DE BARÁ AGELU NI BI (EXÚ BI)

PAI JOÃOZINHO DE BARÁ AGELÚ NI BI (EXU BI)
Quando se fala em Nação Jeje do Rio Grande do Sul, logo vem o nome do Pai de Santo mais famoso desta nação que foi o Pai João de Bará Ni Bi (Exu Bý), que sem dúvidas foi a maior expressão Jeje.
Conhecido no Brasil e em outros países, filho de Santo de Mãe Chininha de Xangô Agandju Ibeijis, Pai João do Bará doutrinava muito bem seus filhos de santo, ensinava muito bem seus filhos a puxar as rezas dos Orixás e a tocar tambor.
Ele tinha uma técnica de ensinar os filhos tocando na mesa com duas colheres e no outro dia já os colocava a tocar no tambor com os agidavís.
Pai João de Bará e Tia Licinha, sua irmã, tocavam Jeje juntos e diziam na época que era um dos melhores rituais quando esses dois se juntavam na mesma obrigação.
Dos pais e mães de santos atuais, da nação Jejê do Rio Grande do Sul, muitos desconhecem a palavra Vodun, deve-se este fato ao predomínio da nação Ijexá de origem Yorubá que acabou absorvendo as demais e o termo vodun com o passar dos tempos, deixou de existir.
DEIXO AQUI ESPAÇO PARA QUE OS DESCENDENTES DE PAI JOÃO DE BARÁ POSSAM CONTRIBUIR COM MAIS RELATOS SOBRE EL.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
RAMIFICAÇÃO DE SUA BACIA
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Estamos com o Museu Afrobrasileiro colocando mais uma ferramenta na mão de todas as Bacias do Estado e Brasil
Beto de Ogum - Diretor